Acentuação Gráfica

ACENTUAÇÃO GRÁFICA PELO PROF. EDISON A OLIVEIRA








EXERCÍCIOS DE ACENTUAÇÃO GRÁFICA.  
CONFIRA SUAS RESPOSTAS COM O PROF. EDISON A OLIVEIRA

1) São acentuadas graficamente pela mesma razão as palavras da opção:

a) há - até - atrás
b) história - ágeis - você
c) está - até - você
c) ordinário - apólogo - insuportável
c) mágoa - ícone - número

2) A alternativa em que nenhuma palavra tem acento gráfico é:

a) cadaver-modelo-todo-vezes
b) toda-flui-orgão-fossil
c) governo-juri-juriti-cutis
d) garoa-armazens-polen-caju
e) item-polens-rubrica-erro

3) A alternativa em que todas as palavras têm acento gráfico é:

a) para-brisa - perdoe - enjoo - preveem.
b) pudico - polen - pensil - miudo.
c) ruim - heroina - sutil - interim.
d) xicara - pode(passado) - hifen - pera (substantivo).
e) trofeu - coroneis - afoito - carencia.

4) Assinale a palavra que não se acentua segundo a regra das demais:

a) também.
b) espécies.
c) início
d) centenárias.
e) mistério.

5) A única palavra indevidamente acentuada é:

a) álcali.
b) azáfama.
c) bátega.
d) azíago.
e) crisântemo.

6) A palavra que pode ser enquadrada em duas diferentes regras de acentuação é:

a) estratégia.
b) abençôo.
c) límpido.
d) refém.
e) pajé.

7)  Há erro de acentuação num dos conjuntos seguintes:

a) grátis, jibóia, juriti, altruísmo
b) aqui, Nobel, também, rubrica
c) apóio, item, espelho, tênue
d) ávaro, íngreme, trégua, caráter
e) circuito, boêmia, ínterim, Nélson.

8) Analisando as palavras: 1. apóiam, 2. bainha, 3. abençoo, notamos que está/estão corretamente grafada(s):

a) apenas a palavra n.º 1
b) apenas a palavra n.º 2
c) apenas a palavra n.º 3
d) todas as palavras
e) n.d.a.

9) Assinale o item em que todas as palavras são acentuadas pela mesma regra de: também, incrível e caráter.

a) alguém, inverossímil, tórax
b) hífen, ninguém, possível
c) têm, anéis, éter
d) há, impossível, crítico
e) pólen, magnólias, nós.

10) Assinale a alternativa correta

a) Não se deve colocar acento circunflexo em palavra como avo, bisavo, porque há palavras homógrafas com pronúncia aberta
b) Não se deve colocar acento grave no a do contexto: Fui a cidade
c) Não se deve colocar trema em palavras como tranquilo, linguiça, sequência
d) Não se deve colocar trema em palavras derivadas como avozinho, vovozinho
e) O emprego do trema é facultativo.

11) Todas as palavras abaixo admitem dupla prosódia, exceto:

a) acróbata.
b) sóror.
c) íbero.
d) hieróglifo.
e) xérox.

12) (CESPE - 2012 -TJ) As palavras “negligência”, “reservatórios”, “espécie” e “equilíbrio” apresentam acentuação gráfica em decorrência da mesma regra gramatical.

 (  ) Certo       (  ) Errado

13) (CESPE - 2010 - Caixa - Técnico Bancário) O acento que distingue a forma verbal 'é' da conjunção 'e' estabelece diferença morfológica, gráfica e fonética, tal como ocorre com pôr e por.

14) (CESPE - 2008 - Banco do Brasil) O acento circunflexo em "pôde" indica que, além de a pronúncia da vogal ser fechada, como em ovo, por exemplo, o verbo está no pretérito.

(  )  Certo      (  ) Errado

15) (CESPE - 2012 - TJ-RR - Nível Médio - Conhecimentos Básicos) Os vocábulos “jurídicas”, “econômicas” e “físico” recebem acento gráfico com base em regras gramaticais diferentes.

(  )  Certo       (  ) Errado

16) (CESPE - 2012 - IBAMA - Técnico Administrativo) As palavras “pó”, “só” e “céu” são acentuadas de acordo com a mesma regra de acentuação gráfica.

(  )  Certo       (  ) Errado

17) Assinale a alternativa em que todos os vocábulos são acentuados por serem oxítonos:

a) paletó –avô – pajé – café – jiló
b) parabéns – vêm – hífen – saí – oásis
c) vovô – capilé – Paraná – Lápis – régua
d) amém, amável, filó, porém, além
e) caí, aí, imã, ipê, abricó.

18) Quanto a acentuação:

1. Voo, pessoa, amêndoa, garoa
2. Guarani, urubu, álbuns, lápis.
3. Caracteres, cadáver, açúcar, raiz.
4. Desdém, troféu, baú, júri.
5. Jovem, nuvem, éden, órfão.

a) Estão corretas 1 e 4.
b) Estão corretas 2 e 5.
c) Está correta somente a 3.
d) Todas estão corretas.
e) Nenhuma está correta.

19) Em que série nem todas as palavras se acentuam pelo mesmo motivo:

a) juízo, aí, saíste, saúde
b) poética, árabes, lírica, metáfora
c) glória, apóia, série, inócuo
d) réptil, fêmur, contábeis, ímã
e) assembléia, dói, papéis, céu

20) Assinale a série cuja acentuação gráfica se justifique da mesma forma que em: baiúca - ônus - apóio.

a) viúvo, ônibus, pastéis
b) vírus, hífen, jibóia
c) centopéia, Garibáldi, caí
d) egoísmo, Quéops, escarcéu
e) lápis - vôlei - girassóis.

21) (IBGE) Assinale a opção cuja palavra não deve ser acentuada:

a) Todo ensino deveria ser gratuito.
b) Não ves que eu não tenho tempo?
c) É difícil lidar com pessoas sem carater.
d) Saberias dizer o conteudo da carta?
e) Veranópolis é uma cidade que não para de crescer.

22) (BB) "Alem do trem, voces tem onibus, taxis e aviões".

a) 5 acentos
b) 4 acentos
c) 3 acentos
d) 2 acentos
e) 1 acento.

23) (BB) Monossílabo tônico:

a) o
b) lhe
c) e
d) luz
e) com

24) (BB) Não leva acento:

a) atrai-la
b) supo-la
c) conduzi-la
d) vende-la
e) revista-la

25) (UF-PR) Assinale a alternativa em que todos os vocábulos são acentuados por serem oxítonos:

a) paletó, avô, pajé, café, jiló
b) parabéns, vêm, hífen, saí, oásis
c) você, capilé, Paraná, lápis, régua
d) amém, amável, filó, porém, além
e) caí, aí, ímã, ipê, abricó

26) As palavras que recebem acento gráfico pela mesma razão que o justifica em vários, são

a) estômago e provável.
b) ocorrência e predatório.
c) influência e insaciável.
d) marítimas e também.
e) número e até.

27) (FCC) As palavras acentuadas pela mesma razão que justifica os acentos na expressão: domínio econômico, são

a) história notável.
b) trânsito difícil.
c) prejuízo público.
d)) experiência política.
e) heroísmo extraordinário.

28) (FCC) A mesma regra que justifica a acentuação no vocábulo início aplica-se em

a) técnica.
b) idéia.
c) possível.
d) jurídica.
e)) vários.

29) Quanto ao acento tônico, um dos conjuntos abaixo é formado de palavras com a mesma classificação. Assinale-o.

a) tênis, importância, trágico, Fábio.
b) até, marginal, convém, poderá.
c) já, par, lhes, uma.
d) modesto, pensasse, primeira, alimentar
e) símbolo, públicas, responsáveis, advertências.

30) A frase que apresenta erro de acentuação é:

a) As espécies animais sacrificadas em experiências científicas devem, conforme o caso, ser repostas.
b) Os chamados autotransplantes mantêm freqüentemente a vida do indivíduo.
c) Fiéis a suas posições, cientistas sairam às ruas em protesto contra o corte de verbas para pesquisa.
d) Para o estudo do funcionamento dos órgãos, foram utilizados protótipos.
e) É bastante provável que hipóteses científicas hoje consideradas meros vôos da fantasia sejam amanhã
defendidas com veemência.

31) Associe as colunas, relacionado a razão da acentuação e a correspondente palavra do texto.

1- oxítona
2- paroxítona
3- proparoxítona
4- ditongo aberto
5- hiato

( ) européias
( ) teríamos
( ) construídos
( ) responsável

A alternativa que preenche correta e respectivamente os parênteses da segunda coluna, de cima para baixo, é

a) 3-1-2-5.
b) 4-2-3-1.
c) 4-3-5-2.
d) 5-2-4-1.
e) 5-3-4-2.

32) Qual das seguintes palavras perderia o acento gráfico se fosse passada para o singular?

a) Cenários.
b) Raízes.
c) Automóveis.
d) Indústrias.
e) Países.

33) ( ESAF) - Assinale a alternativa em que todas as palavras estejam corretamente grafadas.

a) pudico – decúbico
b) rúbrica – déficit
c) impecílio – hojeriza
d) disenteria – privilégio
e) possue – discreção.

34) (PETROBRÁS – 2011) Em relação às regras de acentuação gráfica, a frase que NÃO apresenta erro é:

a) Ele não pode vir ontem à reunião porque fraturou o pé.
b) Encontrei a moeda caida perto do sofá da sala.
c) Alguém viu, além de mim, o helicóptero que sobrevoava o local?
d) Em péssimas condições climaticas você resolveu viajar para o exterior.
e) Aqui so eu é que estou preocupado com a saúde das crianças

PODCAST - Sobre Covid 19

Este podcast foi desenvolvido em uma AAP, durante o meu curso de Letras, visando que o aluno, no papel de um gestor de uma escola, explicasse e tranquilizasse os alunos quanto à situação da Pandemia da Covid19 e a necessidade no isolamento.

Locuções Adjetivas

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Desenvolvi esse Gif Animado com o propósito de ajudar meus alunos a compreenderem o significado dos adjetivo na sua relação com a sua locução adjetiva, como também auxiliá-los na memorização destes. Fiz vários Gifs em grupos de dez Adjetivos.

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COGAERPRO - Criei esse Gif com o esse Mnemônico para que os meus alunos de noções de Direito pudessem fixar os Objetivos do Brasil descritos no Artigo 3° da Constituição Federal.

Web Quest - Excelente Projeto de Pesquisa, Professor!

Desenvolvi essa Web Quest para um trabalho de AAP sobre Alfabetização e Letramento, com o intuito de mostrar as vantagens de se desenvolver a Alfabetização e Letramento Mediático. Assim como incentivar os professores a utilizarem as TIC's em sala de aula, nos deveres de casa e nos processos pedagógicos.

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Para que meus alunos dominassem a teoria das regras do Plural dos Substantivos Compostos, elaborei esse Gif Lúdico e Animado, com associações paralelas, para servir de revisão e fixação do conteúdo aprendido.

INTERVENÇÃO EM SITUAÇÃO DE COMUNICAÇÃO VIOLENTA

Fora proposto uma intervenção, em uma AAP da Faculdade de Letras da Unyleya, [referente ao estudo de caso de uma discussão em sala de aula]. A ser feita pelo discente do Curso de Letras representando o professor. Em uma intervenção aos pais dos alunos, que se enfureceram com as diferentes ideias apresentadas pelos seus companheiros de sala. E assim perdeu-se o objetivo da aula de ensinar sobre argumentação e contra-argumentação em um diálogo respeitoso e com o senso crítico-reflexivo.

PONTUAÇÃO

Elaborei esse Vídeo de REVISÃO da Matéria de Pontuação, com uma dinâmica em frases, para facilitar a fixação das regras e a compreensão da pontuação em nossa língua materna.

REGÊNCIA NOMINAL

Esse vídeo revela um confronto entre o Complemento Nominal e o Adjunto Adnominal. O ponto da interseção se apresenta no substantivo abstrato com preposição. O objetivo denota-se em esclarecer para meu aluno onde mora o perigo dessa matéria que interfere na interpretação e intelecção das frases.

Artigo 5º Constituição - do Inciso 1 ao 10

Artigo 5º Constituição - do Inciso 1 ao 10
Estruturei todo o Artigo 5º em grupos de 10 incisos como esse Gif com a Técnica de Triangulação. Que se define por: [Assunto, Positivo e a Limitação] de cada lei com a fixação semiótica na memória de meus alunos. Uma Técnica muito eficiente para o aprendizado das Leis, uma vez que nossa estrutura legislativa se baseia no Direito Positivo.

Prepare-se para uma jornada de aprendizado! Explore o meu portfólio, repleto de recursos educacionais de alta qualidade como revistas digitais, vídeos, gifs, podcasts, resumos, aulas, exercícios, provas e apresentações em diversas áreas. Esses materiais vêm com técnicas de memorização para otimizar o aprendizado. Clique nos hiperlinks abaixo e desfrute de uma estante repleta de conteúdo enriquecedor. Desejo uma experiência de navegação inspiradora e enriquecedora! Mais informações: 31 985772680