FIGURAS DE LINGUAGEM




Quiz criado por Roberta Souza com GoConqr



Mapa Mental criado por Gabriela Vianna com GoConqr


Vídeo sobre PLEONASMO

EXERCÍCIOS DE FIGURAS DE LINGUAGEM

1. Analise as opções abaixo:

I. "À custa de muitos trabalhos, de muitas fadigas, e sobretudo de muita paciência..."
II. "... se se queria que estivesse sério, desatava a rir..." 
III. "... parece que uma mola oculta o impelia..."
IV. "... e isto (...) dava em resultado a mais refinada má-criação que se pode imaginar."

Quanto às figuras de linguagem, há neles, respectivamente,

a) gradação, antítese, comparação e hipérbole 
b) hipérbole, paradoxo, metáfora e gradação 
c) hipérbole, antítese, comparação e paradoxo 
d) gradação, antítese, metáfora e hipérbole 
e) gradação, paradoxo, comparação e hipérbole

2. (UFF) TEXTO
Não há morte. O encontro de duas expansões, ou a expansão de duas formas, pode determinar a supressão de duas formas, pode determinar a supressão de uma delas; mas, rigorosamente, não há morte, há vida, porque a supressão de uma é a condição da sobrevivência da outra, e a destruição não atinge o princípio universal e comum. Daí o caráter conservador e benéfico da guerra.
Supõe tu um campo de batatas e duas tribos famintas. As batatas apenas chegam para alimentar uma das tribos, que assim adquire forças para transpor a montanha e ir à outra vertente, onde há batatas em abundância; mas, se as duas tribos dividirem em paz as batatas do campo, não chegam a nutrir-se suficientemente e morrem de inanição
A paz, nesse caso, é a destruição; a guerra é a conservação. Uma das tribos extermina a outra e recolhe os despojos. Daí a alegria da vitória, os hinos, aclamações, recompensas públicas e todos os demais efeitos das ações bélicas.
Se a guerra não fosse isso, tais demonstrações não chegariam a dar-se, pelo motivo real de que o homem só comemora e ama o que lhe é aprazível ou vantajoso, e pelo motivo racional de que nenhuma pessoa canoniza uma ação que virtualmente a destrói. Ao vencido, ódio ou compaixão; ao vencedor, as batatas.
(ASSIS, Machado fr. Quincas Borba. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira/INL, 1976.)

Assinale dentre as alternativas abaixo, aquela em que o uso da vírgula marca a supressão (elipse) do verbo:
a) Ao vencido, ódio ou compaixão, ao vencedor, as batatas. 
b) A paz, nesse caso, é a destruição (…) 
c) Daí a alegria da vitória, os hinos, as aclamações, recompensas públicas e todos os demais efeitos das ações bélicas. 
d) (…) mas, rigorosamente, não há morte (…) 
e) Se a guerra não fosse isso, tais demonstrações não chegariam a dar-se (…)

3. (UFPA) Tecendo a manhã Um galo sozinho não tece uma manhã: ele precisará sempre de outros galos. De um que apanhe o grito que um galo antes e o lance a outro; e de outros galos que com muitos outros galos se cruzem os fios de sol de seus gritos de galo,
para que a manhã, desde uma teia tênue, se vá tecendo, entre todos os galos. E se encorpando em tela, entre todos, se erguendo tenda, onde entrem todos, se entre tendendo para todos, no toldo (a manhã) que plana livre de armação. A manhã, toldo de um tecido tão aéreo que, tecido, se eleva por si: luz balão.
(MELO, João Cabral de. In: Poesias Completas. Rio de Janeiro, José Olympio, 1979)

Nos versos
“E se encorpando em tela, entre todos, se erguendo tenda, onde entrem todos, se entre tendendo para todos, no toldo…” tem-se exemplo de
a) eufemismo 
b) antítese 
c) aliteração 
d) silepse 
e) sinestesia

4. (FUVEST) A catacrese, figura que se observa na frase “Montou o cavalo no burro bravo”, ocorre em:
a) Os tempos mudaram, no devagar depressa do tempo. 
b) Última flor do Lácio, inculta e bela, és a um tempo esplendor e sepultura. 
c) Apressadamente, todos embarcaram no trem. 
d) Ó mar salgado, quanto do teu sal são lágrimas de Portugal. 
e) Amanheceu, a luz tem cheiro.

5. (FEI) Assinalar a alternativa correta, com relação às figuras de linguagem, presentes nos fragmentos a seguir:
I. “Não te esqueças daquele amor ardente que já nos olhos meus tão puro viste.” 
II. “A moral legisla para o homem; o direito, para o cidadão.” 
III. “A maioria concordava nos pontos essenciais; nos pormenores porém, discordavam.” 
IV. “Isaac a vinte passos, divisando a vulto de um, para, ergue a mão em viseira, firma os olhos.”

a) anacoluto, hipérbato, hipálage, pleonasmo 
b) hipérbato, zeugma, silepse, assíndeto 
c) anáfora, polissíndeto, elipse, hipérbato 
d) pleonasmo, anacoluto, catacrese, eufemismo 
e) hipálage, silepse, polissíndeto, zeugma

6. (USF-SP) Leia estes versos:
“As ondas amarguradas Encostam a cabeça nas pedras do cais. Até as ondas possuem Uma pedra para descansar a cabeça. Eu na verdade possuo Todas as pedras que há no mundo, Mas não descanso”.(Murilo Mendes)

A figura de linguagem que ocorre nos versos 5 e 6 é:
a) metáfora 
b) sinédoque 
c) hipérbole 
d) aliteração 
e) anáfora

7. (VUNESP) Na frase: "O pessoal estão exagerando, me disse ontem um camelô", encontramos a figura de linguagem chamada:

a) silepse de pessoa 
b) elipse 
c) anacoluto 
d) hipérbole 
e) silepse de número

8. (UFU) Cada frase abaixo possui uma figura de linguagem. Assinale aquela que não está classificada corretamente:

a) O céu vai se tornando roxo e a cidade aos poucos agoniza. (prosopopeia) 
b) "E ele riu frouxamente um riso sem alegria". (pleonasmo) 
c) Peço-lhe mil desculpas pelo que aconteceu. (metáfora) 
d) "Toda vida se tece de mil mortes." (antítese) 
e) Ele entregou hoje a alma a Deus. (eufemismo)

9. (VUNESP) No trecho: “…dão um jeito de mudar o mínimo para continuar mandando o máximo”, a figura de linguagem presente é chamada:

a) metáfora 
b) hipérbole 
c) hipérbato 
d) anáfora 
e) antítese

10. (FATEC) "Seus óculos eram imperiosos." Assinale a alternativa em que aparece a mesma figura de linguagem que há na frase acima:

a) "As cidades vinham surgindo na ponte dos nomes." 
b) "Nasci na sala do 3° ano."
c) "O bonde passa cheio de pernas." 
d) "O meu amor, paralisado, pula." 
e) "Não serei o poeta de um mundo caduco."

11. (ENEM-2004)
Cidade grande
Que beleza, Montes Claros. Como cresceu Montes Claros. Quanta indústria em Montes Claros. Montes Claros cresceu tanto, ficou urbe tão notória, prima-rica do Rio de Janeiro, que já tem cinco favelas por enquanto, e mais promete.
(Carlos Drummond de Andrade)

Entre os recursos expressivos empregados no texto, destaca-se a

a) metalinguagem, que consiste em fazer a linguagem referir-se à própria linguagem. 
b) intertextualidade, na qual o texto retoma e reelabora outros textos. 
c) ironia, que consiste em se dizer o contrário do que se pensa, com intenção crítica. 
d) denotação, caracterizada pelo uso das palavras em seu sentido próprio e objetivo. 
e) prosopopeia, que consiste em personificar coisas inanimadas, atribuindo-lhes vida.

12. (UFSC 2012) Leia os provérbios (itens A e B) e a citação (item C) abaixo.

A. “A palavra é prata, o silêncio é ouro.” 
B. “Os sábios não dizem o que sabem, os tolos não sabem o que dizem.” 
C. “Há coisas que melhor se dizem calando.” (Machado de Assis)

Com base na leitura acima, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

1. Em cada um dos provérbios observa-se um paralelismo sintático, que ajuda a conferir ritmo ao provérbio e favorece sua memorização. 
2. No provérbio (A) ocorrem duas metáforas. 
4. No provérbio (B) as orações “o que sabem” e “o que dizem” funcionam como adjetivos que caracterizam, respectivamente, os sábios e os tolos. 
8. Tanto o item A quanto o item C funcionam como elogios à discrição. 
16. A frase de Machado de Assis contém um pleonasmo, porque é um exagero dizer que se pode falar calado. 
32. No provérbio (B) temos a figura de linguagem paradoxo, porque é absurdo que os sábios tenham que se calar para que os tolos falem.

13. (FAU-Santos) Nos versos:
“Bomba atômica que aterra Pomba atônita da paz Pomba tonta, bomba atômica...”
A repetição de determinados elemento fônicos é um recurso estilístico denominado:

a) hiperbibasmo 
b) sinédoque 
c) metonímia 
d) aliteração 
e) metáfora

14. (Mackenzie) Nos versos abaixo, uma figura se ergue graças ao conflito de duas visões antagônicas:
“Saio do hotel com quatro olhos, - Dois do presente, - Dois do passado.”
Esta figura de linguagem recebe o nome de:

a) metonímia 
b) catacrese 
c) hipérbole 
d) antítese 
e) hipérbato

15. (ITA) Em qual das opções há erro de identificação das figuras?

a) "Um dia hei de ir embora / Adormecer no derradeiro sono." (eufemismo) 
b) "A neblina, roçando o chão, cicia, em prece. (prosopopeia) 
c) Já não são tão frequentes os passeios noturnos na violenta Rio de Janeiro. (silepse de número)
d) "E fria, fluente, frouxa claridade / Flutua..." (aliteração) e) "Oh sonora audição colorida do aroma." (sinestesia).

16. (PUC-SP) Nos trechos: "...nem um dos autores nacionais ou nacionalizados de oitenta pra lá faltava nas estantes do major" e "...o essencial é achar-se as palavras que o violão pede e deseja" encontramos, respectivamente, as seguintes figuras de linguagem:

a) prosopopeia e hipérbole 
b) hipérbole e metonímia 
c) perífrase e hipérbole 
d) metonímia e eufemismo 
e) metonímia e prosopopeia.

17. (CESGRANRIO) Na frase "O fio da ideia cresceu, engrossou e partiu-se" ocorre processo de gradação. Não há gradação em:

a) O carro arrancou, ganhou velocidade e capotou. 
b) O avião decolou, ganhou altura e caiu. 
c) O balão inflou, começou a subir e apagou. 
d) A inspiração surgiu, tomou conta de sua mente e frustrou-se. 
e) João pegou de um livro, ouviu um disco e saiu.

18. (FUNCAB-ES) As figuras de linguagem são usadas como recursos estilísticos para dar maior valor expressivo à linguagem.
No seguinte trecho “Tu és a chuva e eu sou a terra [...]” predomina a figura, denominada:

a) onomatopeia 
b) hipérbole 
c) metáfora 
d) catacrese


VÍDEO SOBRE PLEONASMO - O ASSALTO

PODCAST - Sobre Covid 19

Este podcast foi desenvolvido em uma AAP, durante o meu curso de Letras, visando que o aluno, no papel de um gestor de uma escola, explicasse e tranquilizasse os alunos quanto à situação da Pandemia da Covid19 e a necessidade no isolamento.

Locuções Adjetivas

Locuções Adjetivas
Desenvolvi esse Gif Animado com o propósito de ajudar meus alunos a compreenderem o significado dos adjetivo na sua relação com a sua locução adjetiva, como também auxiliá-los na memorização destes. Fiz vários Gifs em grupos de dez Adjetivos.

Objetivos do Brasil

Objetivos do Brasil
COGAERPRO - Criei esse Gif com o esse Mnemônico para que os meus alunos de noções de Direito pudessem fixar os Objetivos do Brasil descritos no Artigo 3° da Constituição Federal.

Web Quest - Excelente Projeto de Pesquisa, Professor!

Desenvolvi essa Web Quest para um trabalho de AAP sobre Alfabetização e Letramento, com o intuito de mostrar as vantagens de se desenvolver a Alfabetização e Letramento Mediático. Assim como incentivar os professores a utilizarem as TIC's em sala de aula, nos deveres de casa e nos processos pedagógicos.

Plural Substantivos Compostos

Plural Substantivos Compostos
Para que meus alunos dominassem a teoria das regras do Plural dos Substantivos Compostos, elaborei esse Gif Lúdico e Animado, com associações paralelas, para servir de revisão e fixação do conteúdo aprendido.

INTERVENÇÃO EM SITUAÇÃO DE COMUNICAÇÃO VIOLENTA

Fora proposto uma intervenção, em uma AAP da Faculdade de Letras da Unyleya, [referente ao estudo de caso de uma discussão em sala de aula]. A ser feita pelo discente do Curso de Letras representando o professor. Em uma intervenção aos pais dos alunos, que se enfureceram com as diferentes ideias apresentadas pelos seus companheiros de sala. E assim perdeu-se o objetivo da aula de ensinar sobre argumentação e contra-argumentação em um diálogo respeitoso e com o senso crítico-reflexivo.

PONTUAÇÃO

Elaborei esse Vídeo de REVISÃO da Matéria de Pontuação, com uma dinâmica em frases, para facilitar a fixação das regras e a compreensão da pontuação em nossa língua materna.

REGÊNCIA NOMINAL

Esse vídeo revela um confronto entre o Complemento Nominal e o Adjunto Adnominal. O ponto da interseção se apresenta no substantivo abstrato com preposição. O objetivo denota-se em esclarecer para meu aluno onde mora o perigo dessa matéria que interfere na interpretação e intelecção das frases.

Artigo 5º Constituição - do Inciso 1 ao 10

Artigo 5º Constituição - do Inciso 1 ao 10
Estruturei todo o Artigo 5º em grupos de 10 incisos como esse Gif com a Técnica de Triangulação. Que se define por: [Assunto, Positivo e a Limitação] de cada lei com a fixação semiótica na memória de meus alunos. Uma Técnica muito eficiente para o aprendizado das Leis, uma vez que nossa estrutura legislativa se baseia no Direito Positivo.

Prepare-se para uma jornada de aprendizado! Explore o meu portfólio, repleto de recursos educacionais de alta qualidade como revistas digitais, vídeos, gifs, podcasts, resumos, aulas, exercícios, provas e apresentações em diversas áreas. Esses materiais vêm com técnicas de memorização para otimizar o aprendizado. Clique nos hiperlinks abaixo e desfrute de uma estante repleta de conteúdo enriquecedor. Desejo uma experiência de navegação inspiradora e enriquecedora! Mais informações: 31 985772680